CARREGANDO

Escreva para buscar

Empoderamento feminino pra que?

Letícia Costa
Com.

Atualmente muito se tem discutido sobre ele: empoderamento feminino. As hashtags #sororidade, #girlpower e #feminismo tomaram conta das redes sociais. As marcas dos mais diversos segmentos estão se apropriando do discurso, e assim incentivando as mulheres de alguma forma a tomarem conta do poder que delas sempre foi.

Mas, o que de fato é o empoderamento feminino e porque ele se faz tão importante nos dias de hoje? O avanço tecnológico possibilitou que as discussões de gênero fossem além dos debates dentro da academia, das articulações dos coletivos e das conclusões dos artigos científicos. A verdade é que o empoderamento da mulher que busca a igualdade entre os gêneros será benéfico para toda a sociedade. Estamos falando de algo que ao meu ver, enquanto mulher, não se trata de dar poder às mulheres, e sim de mostrar a elas o quão poderosas são por natureza.

O sentido de empoderar mulheres está também no coletivo. Um dos princípios do feminismo traz a importante mensagem de que as mulheres não são inimigas como por muito tempo se pregou. A rivalidade de nada nos ajuda, e nossas semelhanças são muito maiores e mais importantes para nosso convívio e até sobrevivência. O empoderar de uma mulher significa transferir-lhe força e poder sobre sua própria vida. Ao desarraigar-se da convicção da inferioridade, é possível tomar conta de uma nova forma de vida.

No fundo, toda essa discussão passa sim pela escolha de se depilar ou não, usar a roupa que desejar ou aquele batom vermelho que realça sua boca… Mas para além disso, empoderar as mulheres e lutar pela igualdade é também lutar pela vida. Escolher com o que deseja trabalhar, independente dos estereótipos das profissões, se deseja ter filhos ou não, e exigir o respeito acima de qualquer coisa.

O assunto também está na agenda 30 da ONU. Adotada em 2015, a agenda 2030 conta com 17 objetivos globais para o desenvolvimento sustentável. Entre ações para promover o desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza, foram estipuladas 169 metas com foco nas pessoas e no planeta. Objetivo 5: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar as mulheres e meninas.

 

Hiperlink : //nacoesunidas.org/pos2015/ods5/.

Fonte da Imagem: //baked.ag/empoderamento-feminino/

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *