CARREGANDO

Escreva para buscar

Gerencie seu próprio tempo

Letícia Costa
Com.

Existem fases da vida em que as 24 horas do dia não são suficientes. O trabalho, os estudos, a vida social… Por vezes a correria do dia-a-dia nos faz sentir falta de mais horas para que possamos findar todas as nossas atividades, sejam profissionais ou não.

O termo gerenciamento de tempo a princípio referia-se somente a atividades de trabalho dentro de empresas. Os colaboradores e sua tarefas fora de prazo, as horas extras, os patrões insatisfeitos com o rendimento dentro do expediente. Daí surgiram estudos sobre o gerenciamento de tempo e livros como Como se tornar mais produtivo, A arte de fazer o dobro do trabalho em metade do tempo, 23 hábitos Anti-Procrastinação e Seu tempo vale mais mais dinheiro, formaram a lista de livros mais vendidos sobre gestão de tempo na Amazon. 

Mas atualmente o termo também é usado para referir-se a tarefas pessoais. Levando em consideração que o tempo é uma das coisas mais preciosas que temos, vamos às técnicas, ou às dicas que poderão te ajudar a melhor gerenciar seu tempo.

1.Diminua o número de distrações

2.Faça uma tarefa por vez

3.Desabilite o som de notificações do celular

4.Determine prioridades no dia

5.Comece o dia pela atividade mais importante

Também existem métodos desenvolvidos por pesquisadores da área como o Método Getting Things Done, que consiste em estabelecer objetivos, definir passos e elimina o que pode atrapalhar focando na execução.

O método Matriz GUT, que ajuda a definir as prioridades tendo como base a gravidade, urgência e a tendência.

E o método Gamificação, que consiste na transformação das tarefas em uma espécie de jogo. Hoje existem aplicatvos para celular que são baseados em jogos, como Habitica, onde para cada tarefa que a pessoa realizar na vida real, poderá marcar como concluída no aplicativo, o que renderá recompensas para você no jogo.

Tags:

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *