CARREGANDO

Escreva para buscar

Tags: ,

Clínica integrada: conectando as especialidades

Josiane Ribeiro
Com.

Assim que terminei a graduação em Odontologia, busquei um curso de especialização, no caso Ortodontia, disciplina pela qual eu era apaixonada, pois meu pensamento de êxito profissional foi moldado em ser a melhor possível numa área, uma expert em determinada especialidade. O desejo de conquistar meu espaço e reconhecimento como profissional me motivaram a cada vez mais me aprofundar neste ramo, investindo em cursos, congressos e formação acadêmica.

Então, iniciei a carreira como clínica geral e ortodontista, pensando que o sucesso seria um dia atender apenas a especialidade. Entretanto, a prática clínica, a escola do dia a dia, mostrou-me que as especialidades odontológicas estão mais do que relacionadas entre si, elas não se fragmentam como são didaticamente separadas em nossos currículos, pelo contrário, são todas integradas entre si.

A cada novo paciente atendido sentia a necessidade de ampliar o conhecimento, mas desta vez fazendo cursos nas diversas áreas da Odontologia, pois cada novo tratamento representava o desafio de conectar as especialidades para possibilitar um atendimento diferenciado, uma visão integral do meu paciente.

Nesta fase de aprendizado, apaixonei-me pela segunda vez na carreira, quando conheci a implantodontia e me especializei novamente. Vejo a implantodontia como uma especialidade de pensamento totalmente integrador, intimamente ligada a cirurgia, prótese, periodontia e oclusão. Sem esquecer da cereja do bolo que é a harmonização orofacial que complementa as nossas reabilitações. Para mim, o grande fascínio em trabalhar com a clínica integrada, é a possibilidade de reabilitar um paciente de forma única, por meio da interação dinâmica entre as especialidades.

Tags:
Josiane Ribeiro
Josiane Ribeiro

Dra Josiane Ribeiro CRO 12.532 PR - Especialista em Implantodontia e Ortodontia - Mestre e doutoranda em Clínica Integrada - Telefone: 3224 3455

  • 1

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Matérias Relacionadas